Tecnologias no comércio: tendências e benefícios em adotá-las

A necessidade do isolamento social acelerou ainda mais a necessidade de adoção às novas tecnologias. Isso aconteceu em todas as áreas das nossas vidas. Seja para trabalhar em home office, para pedir comida ou mesmo para matar a saudade de quem não podiamos encontrar presencialmente.

No comércio, essas tendências — que já eram fortes — foram impulsionadas pelo aumento das vendas online e pelo lançamento do PIX, novo sistema de transferência e pagamentos anunciado pelo Banco Central.

Nessa onda de mudança e transformação digital, uma coisa é certa: o comércio está se transformando como nunca antes, e é melhor se adaptar para não ficar para trás. Neste artigo, separamos algumas novidades e dicas para implementar e investir em novas tecnologias no comércio. Confira!

Como a tecnologia e o comércio estão ligados?

O comércio é uma das maneiras mais antigas de troca que existe. Desde a antiguidade, pescadores, artesãos e profissionais com diferentes habilidades se reuniam em praças para vender seus produtos e artefatos.

Essas trocas se fortaleceram com as navegações e exploração de novos territórios, e mais recentemente, a globalização ajudou a construir e consolidar ainda mais o pilar do comércio ao redor do mundo.  Com a chegada das novas tecnologias, os comércios foram se sofisticando cada vez mais, tornando sua gestão muito mais prática e sustentável, e possibilitando reduzir custos e gerar mais lucro. Um exemplo disso são os softwares de gestão comercial para micro e pequenos empreendedores.

No entanto, esse contexto não mudou só para quem é comerciante. Os consumidores se tornaram muito mais exigentes e estão em busca cada vez mais de experiências personalizadas para se tornarem fiéis aos negócios, e por isso é tão importante em buscar na tecnologia uma aliada para superar esses desafios.

A Amazon, por exemplo, lançou em agosto deste ano o primeiro supermercado inteligente, onde os clientes simplesmente colocam suas compras no carrinho e, ao finalizar, vão embora sem precisar passar pelo caixa. Tudo acontece automaticamente: o carrinho escaneia o produto que entra por ele, pesa, e valor final é cobrado no cartão de crédito. Simples assim.

Tecnologias no comércio: um diferencial competitivo

Uma pesquisa realizada pela Ebit revela que e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% nos primeiros seis meses de 2020. O aumento foi o maior em 20 anos, impulsionado pelo isolamento social e fechamento de lojas ao redor do país.

Os comerciantes que estavam preparados para vender seus produtos pela internet saíram na frente, e os que não estavam, precisaram se adaptar para não perder completamente sua receita e fonte de renda. Isso mostra como a tecnologia pode favorecer os comerciantes que estão dispostos a investir nela.

O comércio digital foi o pivô da transformação no modo como as pessoas consomem. E a cada dia, novas experiências de compra online se tornam conhecidas e conquistam o coração de mais e mais consumidores.

Benefícios de adotar a tecnologia para o comércio

Podemos afirmar que a tecnologia mudou e está mudando vários aspectos de nossas vidas. E nas empresas isso não é diferente. Com a adoção da tecnologia, as empresas podem se tornar mais enxutas, automatizadas e operacionalmente eficientes.

Confira abaixo alguns benefícios de adotar a tecnologia para o comércio:

Redução de custo

Com a tecnologia cada vez mais acessível, o custo de investimento se tornou o menor dos empecilhos quando o assunto é adotar softwares de gestão. Com várias opções no mercado, essas ferramentas são capazes de reduzir o custo da operação e gerar um retorno muito alto sobre o investimento.

Eficiência operacional

As ferramentas digitais de gestão são capazes automatizar processos manuais, reduzindo os erros que podem impactar na previsibilidade e geração de receita. Com um sistema de gestão automatizado, os empreendedores ficam mais seguros e livres para realizar outras atividades, deixando as operações manuais e repetitivas por conta dos algoritmos.

Facilita a tomada de decisão

Precificação, gerenciamento de estoque, pedidos com o fornecedor. Todos esses são fatores que dependem de uma tomada de decisão que precisa ser inteligente. Com a ajuda da tecnologia, é possível tornar essas decisões cada vez mais automatizadas e baseadas em dados confiáveis e em tempo real. Tudo isso reduz os custos da operação, evita gastos desnecessários e desperdícios que podem impactar na receita no final do mês.

Viu só como a tecnologia é capaz de impactar diretamente no ciclo de vida das empresas. A SistemasBr oferece diversas soluções para micro, pequenos e médios empreendedores. Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar você a sua empresa a automatizar a gestão e se consolidar no mercado.

Siga-nos em nossas redes sociais!

Posts recentes

Ultimas do blog