Como fazer uma gestão eficiente e com clareza de resultados?

Uma gestão eficiente e com clareza de resultados é, sem dúvidas, o objetivo de qualquer empreendedor. Contudo, nem sempre esse processo é feito da melhor forma e com isso, acaba prejudicando a saúde da empresa. Para ajudar nesta tarefa tão importante, eu Fabiano Molina — Diretor Comercial da SistemasBr conversei com Thalissa Fogato — Consultora e Coach de Financeira sobre gestão e os principais indicadores para uma análise de resultados eficiente.

A nossa conversa faz parte da série de webinars gratuitos sobre os principais desafios da gestão comercial para micro, pequenas e médias empresas, criado pela SistemasBr. No episódio anterior, eu e a Thalissa demos dicas muito importantes sobre como estruturar custos e orçamentos para não impactar na margem de lucro.

Na conversa de hoje, responderemos a dúvida: como fazer uma gestão eficiente do seu negócio com clareza de resultados?

A importância da análise de resultados para uma gestão eficiente

Geralmente, com os desafios presentes na rotina dos empreendedores, eles não têm tempo para fazer uma análise de resultados do seu negócio. Essa análise consome tempo e dedicação e, muitas vezes, por estarem envolvidos na operação, se dedicando ao esforço de vendas, busca de novos clientes, visita a parceiros e etc, acabam não averiguando para onde está indo o resultado de todos esses esforços.

Contudo, é muito importante que os gestores estejam por dentro do que está acontecendo em relação à sua empresa e, para isso, é preciso fazer a análise de resultados. Com ela, é possível observar com detalhes as receitas e as despesas, informações relacionadas aos custos e identificar o que pode ser melhorado. Além disso, esse estudo ajuda na criação de estratégias que possam melhorar a saúde financeira do negócio.

Como fazer essa análise?

Thalissa nos explica que, através de relatórios, é possível observar rapidamente o que está acontecendo na empresa. Para isso, é preciso que o sistema de gestão seja alimentado de forma correta, registrando as entradas e saídas, discriminando todas as contas e etc. Essa prática traz mais eficiência e assertividade na tomada de decisões do empresário, por isso o bom gestor deve garantir que o responsável pelo administrativo ou financeiro capte essas informações e coloque-as no sistema.

Com esses relatórios em mãos, é possível analisar alguns indicadores super importantes que mostram o que está dando resultado e o que precisa ser melhorado. Alguns dos principais indicadores de gestão que os empreendedores devem prestar atenção são:

Margem bruta

A margem bruta mostra qual é a porcentagem de lucro que você ganha com cada venda.

Por exemplo, se você vende um produto a R$50,00 mas gasta R$30,00 para colocá-los à disposição do público, você está ganhando apenas R$20,00. É importante analisar a margem bruta já que com ela é possível descobrir que determinado produto tem uma margem muito menor do que outro e, com essa análise, é possível alterar a sua estratégia de precificação.

Lucro líquido

O lucro líquido é o resultado que a empresa tem depois de realizar os pagamentos de toda a cadeia tributária.

Assim como os custos, todas as despesas, sejam elas operacionais ou não operacionais, e financiamentos necessários para o funcionamento do negócio.

Você pode analisar o lucro líquido através de um DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), por exemplo. O demonstrativo traz de forma resumida  informações da empresa discriminando todas as receitas e deduzindo todas as despesas para, posteriormente, se obter o resultado final.

Recebimentos

Os recebimentos representam os pagamentos realizados ao seu negócio, ou seja, as entradas no caixa.

Com esse indicador é possível analisar quanto a empresa tem recebido e comparar esse valor com o quanto ela tem vendido, ajustando o seu fluxo de caixa da melhor forma. A análise dos recebimentos ajuda também a estimar os valores que irão entrar nos próximos períodos, contribuindo com importantes ajustes do seu fluxo de caixa.

Custos fixos

Os custos fixos são os gastos que permanecerão sem sofrer grandes alterações ao longo dos sucessivos períodos de atividade e estão diretamente ligados aos produtos ou serviços fornecidos.

Essa análise, permite que os empreendedores possam planejar melhor suas necessidades de caixa permanentes, criando estratégias comerciais que garantam receitas suficientes para cobrir esses gastos, olhando sempre para indicadores de margem bruta.

Além desses, existem outros indicadores bem interessantes que também podem ajudar na sua análise de resultados. Para saber mais, acesse o eBook divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): indicadores essenciais para a gestão de todo negócio!

Contabilidade: uma importante aliada nesse processo

Outro ponto muito importante para uma gestão eficiente é contar com um bom  contador. Ele pode ajudar a investigar e fazer um diagnóstico detalhado para descobrir possíveis problemas na operação e indicar ações a serem tomadas para reversão do quadro. Além das rotinas envolvidas nas responsabilidades tributárias, outro aspecto importante do trabalho do contador é sua contribuição com o planejamento tributário do negócio, já que sabemos a complexidade da elevada carga tributária do país que impacta diretamente na saúde financeira do negócio.

Por isso, é essencial contar com um profissional capacitado para dar esse direcionamento. Ele vai ajudar na avaliação sobre os custos, indicadores, planejamento e poderá apontar caminhos que irão ajudar a ter um impacto menor no orçamento.

E fechando esse ciclo de parceria, é super importante contar também com um sistema de gestão comercial que gere dados e informações necessárias para tomadas de decisões. Com isso, as estratégias serão mais assertivas e trarão mais resultados!

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