Como estruturar o orçamento para não impactar na margem de lucro de sua empresa

Orçamento e margem de lucro são algumas das principais preocupações de empreendedores dos mais diversos setores. A boa notícia é que existem técnicas e ferramentas para estruturar um fluxo de caixa de forma correta, garantindo a saúde financeira do seu negócio.

A série de webinars gratuitos da SistemasBr está disponível e aborda os principais desafios da gestão comercial para o micro, pequeno e médio empreendedor de empresas com regime Simples Nacional. Os episódios trazem conversas com especialistas, debatendo temas como fluxo de caixa, inteligência fiscal e gestão de compras.

Em um desses encontros, Thalissa Fogato, Consultora e Coach Financeira, e eu, Fabiano Molina, Diretor Comercial da SistemasBr,  conversamos sobre a retomada do mercado no momento atual. A Thalissa nos apresentou diferentes estratégias de adaptação a esse novo cenário e nos mostrou como estruturar um orçamento empresarial de forma que não impacte na margem de lucro do negócio.

Confira como foi esse importante encontro!

A importância do fluxo de caixa

O fluxo de caixa pode ser definido como o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga para manter a operação do seu negócio. A partir desse levantamento, é possível contar com uma base de dados para tomar decisões assertivas.

É através do fluxo de caixa que o gestor consegue visualizar quais os gargalos financeiros da empresa e quais devem ter maiores investimentos, além daqueles com gastos superiores ao necessário. Desta forma, é possível otimizar os processos cortando custos indevidos em determinadas áreas e direcionar recursos para outros setores ou operações prioritárias que podem estar em déficit.

Sabendo da importância desse fluxo para a saúde financeira das empresas, a minha primeira pergunta para a Thalissa foi: como o empresário pode estruturar os custos e orçamento de caixa de forma eficiente para não impactar na sua margem de lucro?

Um grande desafio para os empresários

Thalissa começou explicando que a maioria dos empresários não fazem o cálculo dos custos e das margens de lucro necessárias para manter o seu negócio da forma correta. Por isso, em alguns casos, as suas vendas não são suficientes para pagar as contas.

\”Quando eu chego na empresa de um cliente, faço toda uma avaliação dos resultados que ele me apresenta. Depois, eu divido em grupos as contas de despesas fixas, despesas variáveis e despesas financeiras. A partir disso, consigo ter uma visão clara de onde ele está distribuindo os seus gastos\”, disse. Em seu trabalho como coach financeira, ela pôde observar que grande parte dos empresários realiza a compra de seu produto com o fornecedor e aplica uma margem em cima do valor pago para, então, vender para o cliente final. Margem essa, conhecida como markup.

O que é o markup?

O markup é uma margem que a empresa tem entre o preço de compra do seu produto com o fornecedor e o preço de venda para o seu cliente. O ideal é que essa diferença seja o suficiente para cobrir todas as despesas de operação do seu negócio, como despesas fixas, despesas financeiras, possíveis investimentos ou empréstimos e etc.

Fazendo esse cálculo, o empreendedor entende que na maioria das vezes o índice de  markup não deve ser fixo para todos os produtos. O ideal é que ele seja dividido por segmentos, distribuindo os produtos por grupos, para então, aplicar o markup necessário individualmente.

Como aplicar o markup individual?

A dica aqui é criar uma ficha técnica, onde você vai colocar o custo de venda de cada produto. Dentro desse custo, estará o valor de compra com o fornecedor e o valor de todas as despesas envolvidas para a venda dele, como estoque, funcionários, transporte e etc. Com essa análise, você conseguirá observar se a margem aplicada é o suficiente para cobrir todos os custos e ainda obter lucro.

Outro ponto levantado pela Thalissa é que, a maioria dos gestores aplica o markup de mercado. Para ela, o markup de mercado deve ser usado apenas como um dos parâmetros na formação do preço de venda e não como uma regra para o seu negócio. Cada empresa é diferente e por isso, os custos devem ser analisados individualmente.

Negociação com todos os envolvidos

Outra dica importante é a negociação com fornecedores. Através de uma negociação é possível conseguir descontos sobre volume de compras e melhorar a rentabilidade da operação para a venda do mesmo.

Para isso, é preciso que você tenha um controle de todos os custos e despesas (fixas e variáveis), investimentos, financiamentos,  e entenda que o seu faturamento tem que ser suficiente para bancar toda a estrutura do seu negócio.

E para fazer uma boa gestão dos custos, além de controlar as entradas e saídas e negociar com os fornecedores, é preciso estar atento e negociar melhores taxas de cartão, negociar tarifas com os bancos, fazer a gestão dos turnos de trabalho dos funcionários evitando horas extras, estar atento a inadimplência, ou seja, promover uma “gestão 360°” do negócio.

Sabemos que administrar não é fácil, mas você precisa entender a sua empresa para conseguir negociar com todos os envolvidos. Gestão de entradas e saídas, custos, despesas, desperdícios, inadimplência, gestão de estoques, funcionários são todos fatores que influenciam para uma precificação com margem correta.

Busque ajuda de profissionais na área

É muito comum ouvirmos de gestores que as suas empresas têm movimento e o volume de vendas é alto, mas mesmo assim eles obtêm pouco ou nenhum lucro. Com isso, percebemos que o operacional está sendo feito da forma correta, o que está em déficit é a parte estratégica.

Às vezes, o empresário não tem estrutura para analisar todos esses dados que citamos e precisa de uma pessoa que auxilie nessa gestão de custos. Para isso, você precisa analisar os processos de ponta-a-ponta, encontrar os gargalos e então buscar a ajuda de um profissional capaz, que vai lhe ajudar a realizar uma gestão de custos de forma eficiente para o seu negócio crescer forte e saudável.

As soluções da SistemasBr!

Gostou das dicas? Para esse e outros conteúdos, confira a nossa série de webinars gratuitos e entenda como solucionar os desafios do dia a dia e alcançar uma melhoria na gestão da sua empresa.

Além disso, a SistemasBr tem um jeito diferente de fazer a automatização de finanças. Por aqui, nós buscamos ajudar os nossos clientes a olharem de forma estratégica para o seu negócio e usufruir das soluções para a tomada de decisões.  Nesse cenário, disponibilizamos o Sigecom, ideal para empresas que buscam melhorar a gestão do seu negócio. O sistema ajuda com o controle financeiro, velocidade no fechamento das vendas, redução de custos e evita multas e problemas com o fisco. É um sistema ideal para empresas que valorizam uma solução rápida, fácil e eficiente, com baixo índice de suporte e atendimento rápido. Para saber mais e conversar com um de nossos especialistas, acesse aqui.

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