Saiba como comprar o Sistema de Gestão Comercial certo para sua empresa

Sabe aquela velha expressão “comprar gato por lebre”? Ela não pode ser descartada ao contratar tecnologia e, você precisa saber como comprar o Sistema de Gestão Comercial certo, que atenda às necessidades e desafios da sua empresa.

Apesar das várias soluções disponíveis no mercado possuírem recursos básicos e com mesmo nome, exemplo: Emissão de notas fiscais, emissão de SAT, controle de estoque, controle de contas a pagar e receber, controle de caixa, etc., cada um possui as suas características específicas.

Então, quando você começa analisar um pouco mais detalhadamente, passa a entender pontos importantes como: a tecnologia usada para o desenvolvimento, o próprio processo de desenvolvimento em si, se é um sistema que está sempre acompanhando a evolução do mercado ou “nasci assim, cresci assim e vou morrer assim”, qual a regra de negócio, qual o propósito em relação a experiência do usuário e mais alguns que são intangíveis aos olhos de quem está comprando, mais que é essencial para entrega de valor e atendimento das expectativas.

Para te ajudar a entender uma pouco mais sobre o processo de compra do sistema de gestão comercial certo para sua empresa, segue aqui alguns pontos importantes a serem considerados para não correr o grande risco de comprar “Gato por lebre”.

6 passos para comprar o Sistema de Gestão certo para sua empresa

Passo 1 – Liste os principais problemas e desafios do seu negócio

O primeiro passo para uma boa avaliação e escolha acertada do software de gestão comercial para seu negócio é o entendimento claro das necessidades e desafios. Assim, você não perde tempo utilizando funcionalidades que não fazem sentido para sua empresa naquele momento.

Passo 2 – Busque referências de empresas de software especializadas no seu segmento

Com todos os problemas que precisam ser resolvidos listados, você pode começar a procurar por uma empresa de software especializada no seu segmento de atuação. Para que consiga ter uma maior segurança na hora de comprar o Sistema de Gestão certo para sua empresa, o melhor caminho é conversar com seu contador. Por atender várias empresas/clientes que utilizam sistemas diferentes, o contador consegue ter uma percepção real da melhor opção do mercado e indicar a solução com o melhor custo e benefício.

Passo 3 – Analise com cuidado quais os benefícios ofertados de cada solução

Alguns fatores são essenciais para que faça uma escolha adequada. O sistema que você contratar tem que estar muito alinhado com a estratégia operacional e administrativa da sua empresa.

Com os problemas e desafios identificados, busque por uma solução que te ajude também a:

  • Aumentar o faturamento;
  • Ampliar a receita;
  • Diminuir os custos;
  • Reduzir as despesas.

Funcionalidades e módulos de certa forma todos terão, por isso, foque no benefício real.

Passo 4 – Cuidado com as armadilhas

Não se pode “comparar maçãs com laranjas”, apesar de ambas terem dimensões redondas, cada fruta tem seu sabor e suas vitaminas. Essa metáfora exemplifica muito a importância de uma boa análise na compra do Sistema de Gestão certo para sua empresa, pois cada empresa e solução tem suas metodologias, valores, benefícios e propósito.

Uma frustração recorrente que nossos consultores escutam de empreendedores, é de que, apesar do sistema que utilizam possuir as funcionalidades que precisam, as informações dos indicadores e relatórios não são confiáveis.

Veja outros fatores que contribuem para insatisfação com sistema de gestão inadequado:

  • Falhas constantes na hora da venda;
  • Lentidão e burocracia que dificultam a usabilidade do usuário;
  • Segurança dos dados;
  • Suporte ao cliente.

Passo 5 – Obtenha as respostas para as seguintes questões

  • Qual o propósito da empresa que está te vendendo o sistema?
  • Como é a metodologia de implementação e treinamento?
  • Quais os canais de atendimento para suporte técnico?
  • O que está incluído no valor da mensalidade?
  • Como é o processo de migração de dados iniciais?
  • Como é feita a atualização do sistema?
  • Quantos clientes já utilizam o sistema?
  • Qual a estrutura da empresa para garantir a entrega do sistema?
  • Quais benefícios terei acesso por ser cliente dessa empresa?

Passo 6 – Considere o valor e não somente preço de cada solução na hora de comprar o Sistema de Gestão Comercial certo

Um dos maiores erros cometidos ao decidir qual sistema contratar é sem dúvidas considerar somente o preço, optando pelo mais barato. Sim, preço precisa ser justo, porém quando se trata de comprar o sistema de gestão comercial certo, é importante considerar os benefícios e o valor real que solução trará.

Exemplo: Vou pagar uma mensalidade R$200,00 mais cara que o concorrente, porém terei acesso a um portfólio de soluções complementares, que me trará vantagens competitivas para redução de custos e/ou aumento de receitas. Com isso, sobrará mais dinheiro no caixa, tornando o negócio mais saudável.

  • Preço é o que você paga,
  • Valor é o que você leva.

Portanto, antes de falar para seu possível fornecedor de Sistema de Gestão “Tenho um orçamento no preço X você cobre?” Tome cuidado pois o barato pode sair muito caro.

Agora que você já sabe como comprar o sistema de gestão comercial adequado para sua empresa, conheça o Sigecom – Sistema de Gestão Comercial ou, veja agora mesmo uma comparação de benefícios entre o Sigecom e outros softwares.

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