Marketing Digital: porque ele é importante para pequenas empresas

Empresas investem cada vez mais em estratégias e tecnologias inovadoras para atender e conquistar clientes e, consequentemente, aumentar os seus lucros. Por conta dessa demanda cada vez maior e do avanço da internet, o marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para aumentar a credibilidade e a relevância de uma marca.

Para as pequenas empresas, se estabelecer no mercado e se manter relevante é um desafio ainda maior. A boa notícia é que o marketing digital e as suas ferramentas podem ajudar, e muito. Neste texto, você irá conhecer os princípios do marketing digital para pequenas empresas e como ele é um importante aliado nas estratégias de pequenos negócios!

O que é marketing digital?

O marketing digital consiste em um grupo de estratégias e ações de publicidade, propaganda e comunicação que empresas realizam através da internet, utilizando diferentes tipos de canais como sites, blogs, e-mail e redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços.

O grande fluxo de comunicação que a internet proporciona favorece as estratégias de marketing digital, como o Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Quando pensamos em fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, o método é uma importante ferramenta para alcançar esses objetivos.

O marketing digital e as pequenas empresas

Existiu uma época em que apenas grandes empresas utilizavam ferramentas e estratégias de marketing digital, hoje, a realidade é outra. A grande maioria das micro e pequenas empresas já entendem a importância da presença de suas marcas na  internet.

Uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box em 2019, revelou que 92% dos pequenos negócios já utilizam alguma estratégia de marketing digital. Entre os que ainda não usam, 49% afirmaram que pretendem fazê-lo em breve.

A metodologia oferece inúmeras ferramentas e possibilidades para divulgar produtos e serviços, alavancar as vendas, melhorar o relacionamento com o cliente, criar ações mais efetivas e tornar a empresa mais competitiva no mercado, independente do setor.

Primeiros passos

Para os pequenos empreendedores, todos os conceitos e aplicações do marketing digital podem parecer confusos no início. Por isso, é importante conhecer primeiro os quesitos básicos, para então, aplicá-los em seu negócio e a partir disso evoluir construindo outras estratégias mais complexas.

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Persona e público-alvo

Antes de qualquer coisa é importante que você conheça o seu público-alvo e a sua persona. Mas qual a diferença entre eles?

Estudando o público-alvo você descobre informações como sexo, idade, formação, estado civil, renda e localização. Já com a criação da persona é possível definir os hábitos, comportamentos, características, gostos, desejos e medos de seu público. Juntos, público-alvo e persona formam o seu perfil ideal de cliente que você precisa atrair.

\"site\"

Site

Com um site bem estruturado, é possível divulgar produtos e serviços com mais credibilidade, realizar vendas com segurança e organizar melhor suas informações em diferentes páginas. Tenha também um site responsivo, ou seja, que se adapte bem em qualquer dispositivo, computador, tablet ou smartphone.

\"blog\"

Blog

Outra boa opção que deve ser levada em consideração na estratégia digital é a criação de um blog. Muito importante para o marketing de contéudo, blogs são excelentes ambientes para você compartilhar conteúdos, como artigos, imagens ou vídeos. Ao escrever sobre seu mercado de atuação, produto ou serviço, você demonstra conhecimento e cria autoridade para o seu negócio, aumentando a confiança dos clientes na sua empresa.

Redes Sociais

Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, WhatsApp e LinkedIn são as redes sociais utilizadas no momento. Todas estas plataformas digitais permitem que as marcas construam seus espaços na internet e, assim, criem um vínculo maior com seus clientes.

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O grande diferencial das redes sociais para o marketing digital é a facilidade e a eficiência da comunicação direta entre marca e consumidor. Através de curtidas, comentários e compartilhamentos, a marca conversa diretamente com o cliente, soluciona suas dúvidas, cria vínculos de empatia e ajuda a conquistar uma melhor reputação para a organização.

Vale lembrar que, para ter uma presença digital, não é necessário estar em todo lugar ao mesmo tempo. Foque primeiro nas plataformas mais usadas em empresas do seu segmento, pelos seus concorrentes e público-alvo.

Inbound Marketing

Parte do marketing digital, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing, sendo a principal produção de conteúdo, que atrai os clientes até a sua empresa. A partir dele fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-las em clientes e até promotores de marca.

Funil de vendas

Existem estratégias e ferramentas utilizadas para melhorar a lucratividade das empresas, como o funil de vendas. Ele é o caminho que o consumidor percorre até o momento da compra. Dentre muitos conceitos de funis, o mais comum é o AIDA. O termo vem do inglês e significa: atenção, interesse, desejo e ação.

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O funil de vendas é dividido em três etapas:

Topo do funil

O topo do funil é o estágio em que seus esforços de marketing são direcionados a um cliente em potencial que não conhece seu negócio, serviço ou marca. Por isso, seu trabalho deve estar focado na apresentação do que você oferece.

Meio do funil

No meio do funil, o objetivo é levar o potencial cliente à sua página de destino e, em seguida, convencê-lo a preencher um formulário compartilhando com a sua empresa alguns dados em troca de conteúdo ou oferta de qualidade, como um e-book ou primeira consultoria gratuita, por exemplo. Isso transforma um usuário em um lead (uma oportunidade de negócio).

Fundo do funil

O fundo do funil é onde um cliente em potencial decide fazer negócio com você. Isso é chamado de conversão de vendas. Na maioria dos casos, as conversões são a forma como você mede o sucesso do seu funil.

Conclusão

O marketing digital é bastante amplo e por isso, é interessante estar sempre por dentro das principais tendências para conseguir aplicá-lo na sua empresa. Vale lembrar que um planejamento de marketing deve ser flexível e dinâmico. O público muda seus comportamentos e hábitos o tempo todo. É importante observar bem o que está ou não dando certo e, se for necessário, mude a estratégia. Um planejamento de marketing digital deve ser revisto constantemente para alcançar os resultados desejados.

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