O mundo inteiro tem enfrentado uma das maiores crises dos últimos anos, o cenário de incertezas causado pela pandemia do coronavírus fez com que empresas dos mais diversos setores precisassem se adequar à nova realidade. Contudo, apesar de sua proporção, essa não é a primeira e nem será a última crise enfrentada por empresários de micro, pequenas e médias empresas.
Para sobreviver em tempos repletos de desafios, é preciso encarar as dificuldades de frente e buscar parceiros e soluções para enfrentar a crise da melhor forma possível. Nesse cenário, a importância da contabilidade é ainda maior e ela é uma grande aliada dos empresários. Os contadores são responsáveis por tratar da escrituração das movimentações financeiras de uma empresa, auxiliam na gestão de seu patrimônio e no cumprimento de todas as obrigações fiscais e tributárias.
Neste texto, vamos evidenciar o trabalho dos contadores e mostrar a importância da contabilidade em tempos de crise. Confira!
O papel do contador
Por definição, a contabilidade é uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativos à administração e economia. Ou seja, é o estudo e controle do patrimônio das empresas, feito através de registros contábeis e demonstrações de resultados.
Ela é necessária para todas as empresas, independente do seu porte ou segmento. A contabilidade fornece importantes informações econômicas para diferentes usuários, como: investidores, fornecedores, bancos, governo, sindicatos e funcionários. Sendo assim, a contabilidade mede resultados de empresas, avalia o desempenho dos negócios e dá diretrizes para tomadas de decisões.
Como a contabilidade pode ajudar em momentos de crise
Em momentos de crise, a importância da contabilidade é ainda maior, pois o empresário que não dispõe de indicadores econômicos e financeiros não consegue fazer análises concretas do seu negócio. A falta de informações pode causar uma falsa percepção da verdadeira situação da empresa, ocasionando problemas tanto em momentos de crescimento quanto na crise.
Por isso, a contabilidade em tempos de crise é fundamental para o crescimento do negócio e superação de dificuldades. É papel do contador fornecer as informações para a tomada de decisão de seus clientes, funcionando como um intérprete para a situação financeira das empresas. Com a ajuda de um contador, o empresário tem muito mais segurança e clareza nas informações, o que pode trazer prosperidade e garantir que a sua empresa esteja em regularidade com os governos municipal, estadual e Federal.
Como vimos, a importância da contabilidade é para todos os negócios e, em tempos de crise, um contador pode ajudar os empresários nas seguintes situações:
Regularidade com o fisco
No cenário atual, novas legislações e medidas provisórias vêm sendo divulgadas para que as empresas sejam amparadas. Prorrogação no recolhimento de impostos sobre folha de salários, prorrogação do recolhimento do IPTU e ISS na esfera municipal, aumento do prazo da DAS do Simples Nacional, mudanças na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que proporcionam a renovação da linha de crédito PRONAMPE, são alguns dos exemplos que impactam a rotina dos empresários e que podem trazer inúmeros benefícios aos negócios.
Por isso, ter um contador é fundamental para que os negócios estejam preparados para se aproveitar dos auxílios concedidos pelos governos, que sempre exigem reciprocidade com o cumprimento das regras fiscais e tributárias. É nesse contexto que a contabilidade pode ajudar a enfrentar a crise, auxiliando com a organização e regularidade dos negócios perante os governos e proporcionando as informações necessárias para que os empresários possam ter acesso aos benefícios oferecidos nesse momento de grande turbulência econômica.
Melhorar o fluxo de caixa
São nos períodos de crise que o empreendedor precisa olhar para dentro do seu negócio e identificar possíveis soluções para as dificuldades. O controle do fluxo de caixa, por exemplo, permite avaliar a saúde financeira da organização e possibilita a tomada de decisões assertivas.
Esse processo está ligado à contabilidade, já que é necessário registrar todos os eventos financeiros para emitir um balanço geral do caixa da empresa. Durante a crise, é fundamental que os contadores forneçam informações que auxiliem os empresários a analisar qual é o estado de suas finanças, seu capital de giro, níveis de endividamento junto a fornecedores, bancos e governos, a inadimplência dos clientes, para tomar decisões relacionadas a ações que reduzam os impactos desse momento de crise, como negociações de dívidas de curto prazo, prorrogação e parcelamento de impostos, redução de jornada ou do número de funcionários.
Ajuda com a rotina e controles diários
Além da regularidade com o fisco, o contador dá suporte e consultoria em questões como novas legislações, demissões, férias, recolhimento correto de impostos, controle e ajustes que movimentam a folha de salários, entre muitas outras rotinas burocráticas que demandam tempo e atenção, liberando o gestor para se concentrar nas atividades principais de seu negócio.
Redução de custos
A redução de custos é o principal ponto de partida para aumentar a lucratividade e esta ação pode significar muito para uma organização que ainda não tem um caixa positivo suficiente para manter suas atividades por um período indeterminado de recessão.
Neste momento, a contabilidade pode ser uma grande aliada, pois conhecendo as movimentações e a rotina do negócio, o contador poderá ajudar a minimizar custos excessivos e reduzir despesas desnecessárias. Com esse serviço, o empresário pode reavaliar gastos e economizar na sua folha de pagamento, programar o volume de compras para melhor ajuste ao fluxo de caixa e até mesmo melhor aproveitar os auxílios e benefícios fiscais oferecidos pelo governo.
Com todos os pontos citados, podemos observar a importância da contabilidade em tempos de crise. Ela não é responsável apenas pelo registro de dados fiscais e tributários de uma empresa, mas detém e gerencia as principais informações do negócio e é umas das grandes responsáveis pelo controle da saúde de uma organização. Com a ajuda de um contador, o empresário pode focar nas estratégias comerciais e de vendas, garantindo a saúde do seu negócio e a sobrevivência em meio à crise.
Conheça o Sigecom, o Sistema de Gestão Comercial da SistemasBr!
Gostou das dicas? Para mais conteúdos referentes à gestão comercial e contabilidade, confira a nossa série de webinars gratuitos, em que convidados especialistas debatem assuntos como fluxo de caixa, inteligência fiscal, gestão de compras e muito mais!
Além disso, acreditamos que para micro, pequenas e médias empresas, contar com um sistema de gestão comercial é fundamental para organizar as finanças organizacionais e é um importante aliado para os contadores, já que envia relatórios atualizados e completos para análise e servem como base para tomadas de decisões.
Por isso, disponibilizamos o Sigecom. Ideal para empresas que buscam melhorar a gestão do seu negócio, o sistema ajuda com o controle financeiro, velocidade no fechamento das vendas, redução de custos e evita multas e problemas com o fisco. É um sistema ideal para empresas que buscam uma solução rápida, fácil e eficiente, com baixo índice de suporte e atendimento rápido.