Gerenciamento de riscos durante a pandemia para o comércio

Os impactos negativos do novo Coronavírus causaram prejuízos incalculáveis para setores importantes da economia, o que torna imprescindível fazer o gerenciamento de riscos durante a pandemia para mitigar os efeitos da crise e garantir a continuidade dos negócios.

As pequenas empresas foram as mais impactadas diante do cenário desafiador que se apresenta, em comparação às médias e grandes empresas. Uma pesquisa do IBGE revela que mais de 700 mil pequenos negócios encerraram as atividades, sendo o setor de serviços um dos segmentos mais afetados pela crise (46,7% ou 334,3 mil), seguido pelo comércio (36,5% ou 261,6 mil), construção (9,6% ou 68,7 mil) e indústria 7,2%( ou 51,7 mil).

Nesse cenário, muitos pequenos negócios tiveram que reduzir o quadro de funcionários e, a maioria, encerraram as operações em definitivo. De acordo com dados do Sebrae, mesmo antes da Pandemia o índice de falência de pequenas e micro empresas ja era elevado,  atingindo 58% nos cinco primeiros anos, sendo 27% no primeiro ano, 37% no segundo ano, 46% no terceiro e metade das empresas encerram atividades a partir do quarto ano de fundação.

Diante dos desafios que se apresentam, as pequenas e médias empresas estão ficando cada vez mais conscientes dos riscos e da necessidade de gerenciá-los para que seu negócio consiga sobreviver. Estudos realizados por consultorias especializadas constataram que 53% dos gestores estão despendendo mais tempo nas suas estratégias empresariais e gestão de riscos. Em torno de 35% estão fazendo mais planejamento financeiro de longo prazo, ao passo que 33% estão examinando seus planos de continuidade empresarial de modo muito mais periódico.

O levantamento revelou ainda que as vulnerabilidades tecnológicas estão afetando as pequenas e médias empresas sendo que cerca de 39% estão preocupadas com os problemas associados à tecnologia, por isso muitas delas têm adotado soluções que contribuem para o gerenciamento de riscos de maneira eficaz. Um software de gestão comercial é um exemplo de solução tecnológica adotada por empresas que desejam se manter competitivas ao fim da pandemia.

Como fazer o gerenciamento de riscos durante a pandemia para o comércio

Projetar diferentes cenários para adoção de estratégias mais eficientes para enfrentar os desafios com maior resiliência, é palavra de ordem para os gestores e assim, torna-se viável definir os objetivos a serem alcançados e, criar um plano de emergências de uma perspectiva mais realista para garantir uma rápida tomada de decisão que assegure a sobrevivência do negócio. Para auxiliar empresas que estão tendo dificuldades, a SistemasBr disponibiliza um diagnóstico gratuito que tem como objetivo indicar soluções adequadas para o seu negócio enfrentar esse momento desafiador.

Confira algumas medidas que auxiliam no gerenciamento de riscos durante a pandemia:

Elabore um plano de gestão de crise

Crie um plano de gestão de crise para recuperação e continuidade do negócio. Se sua empresa já possui um plano de gestão de crise, adapte-o considerando o contexto atual para conseguir implementar estratégias rápidas e efetivas capazes de manter a sustentabilidade do negócio, a curto, médio e longo prazos.

Uma das alternativas adotadas pelas empresas tem sido renegociar dívidas e reduzir despesas. Avalie os principais custos e gastos, assim como os ganhos. Nunca foi tão importante medir, controlar e gerenciar as finanças como agora para ajustar o fluxo de caixa e viabilizar a sustentabilidade financeira em tempos de pandemia.

Realize o mapeamento de oportunidades e ameaças

Avalie os impactos da pandemia e faça o mapeamento das oportunidades e ameaças que o momento apresenta para o seu negócio. Toda crise traz oportunidades, descubra quais alternativas podem ser adotadas para continuar operando.

A Análise SWOT é a ferramenta indicada para esse tipo de análise, pois fornece informações valiosas dos pontos fortes e fracos do negócio para entendimento claro das oportunidades e desafios, assim como avaliar como podem impactar positivamente ou negativamente o cliente final.

Faça um planejamento estratégico realista

Faça um planejamento estratégico bem estruturado e realista, levando em conta diferentes cenários internos e externos, do mais otimista ao mais pessimista para definir qual posicionamento e estratégias adotar. Com isso, é possível avaliar se há riscos financeiros envolvidos, como por exemplo, aumento da necessidade de capital de giro ou alto índice de endividamento.

Dessa forma, torna-se viável implementar soluções para superar os desafios encontrados e, até mesmo, fazer simulações considerando os diversos cenários possíveis. Assim, você evita surpresas que possam prejudicar o negócio.

Implemente soluções tecnológicas

Utilize a tecnologia a favor do seu negócio para otimizar a gestão e fazer o efetivo controle de custos e despesas. Ao adotar um software de gestão comercial, gestores passam a ter maior controle dos processos gerenciais, automatizando a gestão do negócio como um todo — desde o gerenciamento das vendas, finanças, compras até o controle de estoque. Essencial para tomadas de decisões mais assertivas.

Neste artigo, reunimos as principais medidas recomendadas para fazer o gerenciamento de riscos para assegurar que seu negócio sobreviva e se recupere com mais facilidade. Esperamos que o conteúdo ajude a sua empresa a gerenciar os riscos durante a pandemia.

Acesse nosso blog para conferir outros conteúdos que possam ser úteis para auxiliar na gestão comercial do seu negócio.

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