Como ter eficiência tributária atuando agora com o e-commerce?

Neste episódio da série de webinars gratuitos promovidos pela SistemasBr, Izac Mendes — CEO da IMendes e eu, Fabiano Molina — Diretor Comercial da SistemasBr, debatemos sobre a importância de empresas que atuam no e-commerce obterem eficiência tributária.

O cenário desafiador imposto pela pandemia impulsionou as vendas no e-commerce. Com o fechamento do comércio físico para a contenção da pandemia em março de 2020, a internet se tornou a única alternativa para a maior parte do varejo brasileiro e mundial.  O estudo “E-commerce na Pandemia” revela que as vendas no e-commerce cresceram 145% no 1º semestre.

Para se adaptar ao novo normal, empresas do varejo estão investindo nas vendas via e-commerce. Apesar do crescimento exponencial ser visto como positivo, muitas empresas ainda precisam alcançar eficiência tributária atuando no e-commerce para que o crescimento das vendas reflitam na lucratividade do negócio.

Grande parte dos empresários não levam em conta o planejamento tributário e, com aumento da demanda no e-commerce passaram a vender para outras regiões, sem considerar as regras tributárias distintas de cada estado. No entanto, é essencial analisar essas variáveis para se obter uma correta precificação.

Importância de alcançar eficiência tributária no e-commerce

A fronteira geográfica estadual com relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) continua existindo nas vendas via e-commerce. Por esse motivo, é imprescindível que as empresas saibam o verdadeiro custo tributário de cada venda, incluindo todas as variáveis tributárias dos estados em que as vendas estão sendo direcionadas. Assim, torna-se possível determinar o preço final, levando em conta essas variantes do custo tributário para precificar corretamente e evitar prejuízos com pagamento de impostos indevidos.

Portanto, não basta ter produtos em estoque, uma logística adequada, uma equipe de vendas qualificada e as ferramentas necessárias, é importante também se preocupar em ter um custo tributário transparente.

Pelo fato do e-commerce ter como principal característica o preço mais acessível em relação ao varejo tradicional, devido aos custos reduzidos com loja física, vendedores, entre outros, é preciso estar atento para não cair nas armadilhas que esse modelo de negócio pode trazer.

Neste momento, existem infinitas possibilidades para que as empresas explorem esse canal de vendas, mas é importante se atentar à eficiência tributária para precificar corretamente e alcançar sucesso nas vendas com estratégias assertivas, a partir de um planejamento tributário simples e eficaz.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser considerada uma aliada do comércio para que empresas obtenham uma eficiência tributária atuando com o e-commerce, reduzindo os custos da operação, evitando gastos desnecessários e desperdícios que podem impactar no faturamento.

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