Curva ABC: uma poderosa ferramenta para compra de mercadorias

Você sabe o que é Curva ABC e como essa poderosa ferramenta pode te ajudar a não fazer compras de mercadorias para estoque por intuição? Neste episódio da Série de Webinars gratuitos sobre os principais desafios da Gestão Comercial para o micro, pequeno e médio empreendedor, promovido pela SistemasBr, Fernando Rosler — CEO da VENCER Coaching e eu, Fabiano Molina — Diretor Comercial da SistemasBr, apresentamos como fazer uma gestão de compras eficaz utilizando a Curva ABC e detalhamos sobre a importância de entender como a decisão certa de compra impacta na redução dos custos com estoque e aumento do faturamento.

Veja como funciona a Curva ABC

Apesar de parecer complexo, utilizar a curva ABC para compra de mercadorias é muito comum em empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. A Curva ABC consiste em classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles, sendo classificados da seguinte forma:

  • Curva A – Indicam os produtos de maior importância. Ou seja, eles representam 20% dos produtos que, juntos, correspondem a 80% do total das vendas;
  • Curva B – Aqui estão os produtos de importância média. Ou seja, eles representam 30% dos produtos que, juntos, correspondem a 15% do total das vendas;
  • Curva C – Por último, temos os produtos de baixo giro. Eles representam 50% dos produtos, mas que, correspondem a um faturamento de apenas 5% do total das vendas.

Não é necessário que a empresa tenha um estoque astronômico para aplicar a Curva ABC. Empresas de pequeno e médio porte com estoque menor, muitas vezes, não fazem um controle efetivo sobre o estoque por não conseguirem monitorá-lo em tempo real.

O acesso a esse tipo de informação em tempo real, impacta diretamente na decisão de compra e nas estratégias de vendas. Por esse motivo, a Curva ABC é considerada uma ferramenta estratégica para auxiliar gestores na tomada de decisão inteligente para a compra de mercadorias. Isso porque, um produto pode compor a curva A em uma semana e na seguinte estar na curva B ou C por estar defasado ou desatualizado. Nesse sentido, é importante realizar a análise da Curva ABC para que esse tipo de informação esteja disponível na hora certa e para que ações estratégicas sejam adotadas.

Para isso, é importante contar com a tecnologia, a exemplo de um software de gestão comercial que pode auxiliar gestores na análise da Curva ABC, disponibilizando dados e informações precisas em tempo real.

Entenda porque fazer uma análise da Curva ABC

Promover a análise da Curva ABC de forma competente é extremamente importante para maior eficácia na compra de mercadorias, direcionando investimento nos produtos de classe A que são considerados mais lucrativos para os negócios. Essa análise, possibilita que gestores entendam como está a saída de produtos e mantenham o giro das vendas, avaliando quais produtos estão tendo mais saída e quais devem ser repostos.

É importante deixar claro que não é porque determinado produto foi vendido que a empresa tenha que repor o produto em questão. Na hora de decidir o que comprar de mercadorias, é importante observar os produtos classificados na Curva A para entender quais produtos são lucrativos e impactam no faturamento da empresa. E, assim, determinar em qual produto investir, assegurando excelência na gestão do controle do fluxo de caixa.

Vale ressaltar que fazer uma boa venda depende de uma boa compra. Uma compra bem feita, a partir da análise da Curva ABC, é fundamental, pois evita prejuízos ou produtos parados em estoque.

Um olho no estoque e outro nas vendas. Complementando as boas práticas ditas pelo Fernando, CEO da Vencer Coaching para eficácia nas compras de mercadorias, uma boa prática é sempre olhar para trás, para o estoque, e para frente, ou seja, para as vendas, e fazer um balanço entre os dois. Para que você tenha segurança em comprar a mercadoria certa e na quantidade exata, é possível utilizar um sistema de gestão, como o Sigecom – sistema de gestão comercial. Através da ferramenta, é possível simplificar esse processo, pois ela possibilita uma análise de compras automatizada, preditiva e em tempo real, e até mesmo de forma quantitativa ou qualitativa para que você possa ter mais lucratividade.

 

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