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Marketing para pequenas empresas: como identificar as ações dos concorrentes

Uma etapa bem importante no marketing para pequenas empresas que estão entrando no mercado ou até mesmo empresas com anos de experiência que buscam crescer é o estudo dos concorrentes. Conhecer e entender o que os seus concorrentes fazem é essencial para tomar decisões que entreguem resultados.

Neste texto, vamos mostrar a importância de identificar as ações dos concorrentes do seu negócio, como fazer isso e apresentar as principais ferramentas de análise de concorrência. Confira!

O que é e por que fazer um estudo das ações dos concorrentes?

Com a análise dos seus concorrentes e suas ações você consegue entender quais são as estratégias de mercado que estão sendo usadas pelas empresas que disputam a mesma parcela de mercado que você, sejam elas de forma direta ou indireta.

No marketing digital, por exemplo, com a constante atualização de métricas, é essencial entender os novos comportamentos de consumidores e concorrentes para adaptar suas estratégias e atender às novas demandas. Investigar é importante também para entender quais foram os erros e acertos dos seus concorrentes. Com isso, é possível aprender com as experiências, estratégias e não cometer as mesmas falhas.

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Mas quem são os seus concorrentes?

Para fazer essa análise você precisa começar pela definição dos seus concorrentes. Ao contrário do que imaginamos, nem sempre empresas que vendem produtos semelhantes são consideradas concorrentes, principalmente devido à definição do público-alvo.

O concorrente é aquele que possui o mesmo público-alvo que você. Ou seja, é preciso ter clareza de quem é o seu público-alvo, do que ele gosta, sua faixa etária, faixa de renda e onde ele está. Nas pequenas empresas, uma loja que trabalha com os mesmos produtos do que o seu, por exemplo, mas está em outra cidade, não deve ser considerada uma concorrente. Já em uma análise mais profunda de concorrência, é necessário avaliar empresas que criam conteúdo direcionado para o mesmo público que o seu.

Além disso, os concorrentes podem ser divididos também em concorrentes diretos e indiretos:

Concorrentes diretos são aqueles que vendem produtos semelhantes ao seus e que buscam atingir as mesmas personas que você, criando conteúdos direcionados ao mesmo público-alvo. Já os concorrentes indiretos são aqueles que não vendem necessariamente produtos semelhantes ao seu, mas que também podem atingir suas personas com uma estratégia clara de substituição de seus produtos.

Ferramentas para fazer análise da concorrência

Atualmente existem diversas ferramentas que possibilitam uma avaliação completa das ações dos concorrentes na internet. Conheça as principais delas:

Google Analytics

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Com o Google Analytics, é possível visualizar os segmentos de mercado da sua concorrência e assim, obter alguns insights do segmento, como total de acessos e taxas de rejeição, por exemplo. E também, com o Analytics é possível também fazer uma análise de conteúdos que seu público-alvo consome em outros sites e assim.

Além disso, você pode utilizar o próprio Google para buscar por seus concorrentes. O primeiro passo é fazer uma pesquisa simples utilizando os termos mais relevantes para a sua persona e identificar quais sites aparecem. Alguns concorrentes podem não aparecer nas primeiras posições devido à falta de conteúdo de qualidade, mas continuam sendo importantes concorrentes.

Para saber mais sobre a importância de sites para pequenas empresas, acesse o nosso post completo.

Google Trends

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A ferramenta Google Trends é ideal para monitorar os assuntos mais comentados do momento ou do dia. É um tipo de informação que pode ser utilizado de variadas formas em sua estratégia, auxiliando até mesmo no desenvolvimento de ofertas especiais.

SEMrush

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Além do Google Analytics, o SEMrush é outra ferramenta interessante para avaliar os maiores concorrentes do seu negócio. É uma ferramenta que apresenta os principais domínios que concorrem pelas mesmas palavras-chave do que você.

Reclame Aqui

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O Reclame Aqui é o principal site de reclamações de consumidores do Brasil. Ele pode ser utilizado como um termômetro para identificar os problemas mais comuns dos concorrentes do seu negócio. Além disso, no Reclame Aqui dá para visualizar as respostas dadas e avaliar como acontece o atendimento do seu concorrente.

Mantenha um relatório sobre os números dos seus concorrentes

Para elaborar um relatório é preciso primeiro definir as métricas que você irá investigar. Além disso, é importante fazer uma listagem dos concorrentes diretos e indiretos que serão avaliados.

Com as definições mais claras, você deve determinar quais empresas serão analisadas. Nesta etapa, você poderá criar uma planilha para colocar os dados das empresas concorrentes, listando as informações relevantes avaliadas. Para facilitar, você pode dividir entre concorrentes diretos e indiretos.

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Mantenha a análise atualizada

Assim como a sua empresa, os concorrentes também mudam e atualizam suas estratégias de marketing digital e novas tendências de mercado também surgem a todo momento.

Por isso, é importante que você defina uma periodicidade semestral ou anual para atualizar as análises das ações dos concorrentes. Assim, você sempre terá novas métricas, insights e pode encontrar brechas para utilizar nas suas estratégias.

Quais critérios devem ser analisados ao fazer análise da concorrência?

Para uma análise completa, existem diferentes pontos que podem ser analisados em seus concorrentes.

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Canais de comunicação e redes sociais

Analisar o site dos seus concorrentes é uma ótima maneira de entender como eles se relacionam com o público através do tipo de conteúdo que postam.

Já nas redes sociais, você consegue observar o tipo de discurso que o seu concorrente usa para vender e se comunicar com o público. Além disso, através das redes sociais você pode descobrir a percepção dos usuários sobre a marca, entre outros fatores.

Entenda aqui mais sobre o Instagram para pequenos negócios e como criar engajamento com o público.

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Foque nos melhores concorrentes

Determine quais são os concorrentes que oferecem um produto com padrão de qualidade, que pode te inspirar ou que você quer superar. Faça uma pesquisa de palavras-chave e descubra quem são os 10 primeiros colocados para os termos que você quer ranquear. São esses os sites que você precisa acompanhar para descobrir as estratégias que mais funcionam para o seu negócio.

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Inscreva-se para receber conteúdos de seu concorrente

Para saber como os seus principais concorrentes se relacionam com o público, uma dica bem legal é acompanhar os conteúdos que eles oferecem para o público. Você pode, por exemplo, se inscrever na newsletter dessas marcas e entrar em contato com a equipe de suporte e interagir nas redes sociais.

Essas interações vão ajudar você a entender como os concorrentes se relacionam com os consumidores, além dos tópicos e tom de voz que agradam o público-alvo.

Conclusão

Monitorar a concorrência e analisar a sua estratégia é algo que deve fazer parte da rotina do seu negócio, independente do tamanho. Reunir esses dados permite acompanhar as tendências de mercado, além de identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Com isso, é possível estruturar um planejamento de marketing e alcançar resultados a curto e longo prazo.

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