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Instagram para pequenos negócios: como criar engajamento com o público

Um dos principais desafios para os pequenos negócios é fazer a empresa crescer e ser reconhecida no mercado e pelo público. A boa notícia é que existem diversas ferramentas que podem ajudar e muito nessa tarefa, sendo a internet uma delas. Dentro do marketing digital, há diferentes meios de divulgar o seu negócio e, hoje em dia, o Instagram é um dos principais deles.

O Instagram é um ótimo canal para criar reconhecimento de marca e atingir um público real. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos e 500 milhões de usuários acessando a rede social todos os dias, a plataforma ajuda pequenas empresas de todos os ramos a aumentar seu alcance. (Dados de 2020)

Usando o Instagram para pequenos negócios, é possível entrar em contato com clientes em potencial e conectar-se a eles, assim como construir um relacionamento com os clientes existentes e melhorar as chances de realizar vendas a partir do aplicativo.

Neste texto você irá conhecer os benefícios de utilizar o Instagram na sua estratégia de marketing, como ele pode beneficiar pequenos negócios e a importância do engajamento. Confira!

O Instagram para pequenos negócios locais

Negócios que fazem parte do consumo diário das pessoas costumam ter grande sucesso no Instagram. Se você possui um restaurante, minimercado, fruteira, açougue, mercearia, padaria, mecânica e etc, a rede social é o local ideal para você estar. Isso porque o Instagram permite a criação de interações informais e momentâneas com o público.

Conheça as principais dicas para a sua página fazer sucesso no Instagram.

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Crie um perfil comercial

O primeiro passo é criar um perfil para o seu negócio. Ao fazer isso, inclua informações importantes como o site, logo, contato e outros dados que ajudem o cliente a encontrar a sua empresa.

Conecte também a sua conta a outros perfis da sua marca em diferentes redes sociais, caso existam. Você pode, por exemplo, conectar seguidores do Facebook por meio de sugestões que a própria plataforma envia aos usuários. Contudo, evite repetir conteúdos nelas. Cada rede social precisa do seu tipo de post, até mesmo quando você deseja falar sobre apenas um tema.

Defina o público

Com o perfil criado e antes de começar a postar conteúdos, garanta que você conhece bem o seu público. Defina as características típicas do seu consumidor, como o que ele lê, do que ele mais gosta, seus hábitos nas redes sociais e etc.

Você pode descobrir isso por meio de pesquisas, entrevistas e observando os dados das suas redes sociais, como o engajamento. Sabendo disso, fica mais fácil tomar decisões sobre legendas, hashtags e imagens que serão publicadas. É importante também manter uma linha visual para que os posts não fiquem muito diferentes entre si.

Monitore o conteúdo

Para descobrir o que dá mais certo para a sua página, monitore sempre seus dados. Mantenha no seu radar dados como comentários, curtidas e visualizações. Assim, você sabe o que deve repetir, o que deve aperfeiçoar ou até mesmo o que é recomendável ser excluído do planejamento.

Uma dúvida muito comum é quantas vezes postar por semana. A dica é testar e, de acordo com os resultados, alterar o plano de conteúdo com base no que funcionou melhor.

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Use os stories

Outra função muito legal e importante do Instagram são os stories. Através deles, você pode compartilhar fotos e vídeos verticais, transmitir ao vivo, colocar links, figuras, desenhar em cima das imagens, realizar enquetes e muito mais.

Utilize-o para colocar as pessoas como espectadoras da sua marca. Avise sobre promoções, pergunte algo que você ainda não sabe sobre os clientes, lance produtos e etc.

Use hashtags

As hashtags são ferramentas de pesquisa, que permitem que usuários encontrem com mais facilidade fotos que os interessam. No Instagram isso é ainda mais importante porque o mecanismo de busca da plataforma só possibilita encontrar hashtags.

Utilize hashtags que tenham a ver com seus produtos ou serviços, mas que não sejam exclusivamente suas. Afinal, se você deseja ser encontrado por pessoas que ainda não conhecem a marca, é preciso saber que elas não vão procurar o nome do seu produto diretamente.

A importância do engajamento

O engajamento é a métrica mais importante para um perfil no Instagram. Ele traz informações sobre o interesse e o envolvimento dos seguidores com o seu conteúdo. Ele mostra se suas publicações são interessantes e se os seus seguidores são o melhor público-alvo para sua marca. Sem esforço para melhorar o engajamento, suas publicações perdem a visibilidade.

Engajamento no Instagram

O engajamento nas redes sociais pode ser definido pelas formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados. No Instagram, são formas de engajamento: curtidas e comentários em posts, salvar e enviar posts, tempo gasto na timeline, envio de mensagem direta, respostas e interações aos stories, ações em stories como responder enquetes e etc.

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Quando o engajamento é considerado bom?

Mesmo que os seguidores tenham as características do seu público ideal, as pessoas chegam por meios diferentes ao seu perfil e com necessidades diferentes. Pessoas podem conhecer o seu perfil através da menção de um influenciador, enquanto outros podem vir através de hashtag, por exemplo.

Em ambos os casos, os novos seguidores gostaram do seu conteúdo. No entanto, é importante observar se seu engajamento está bom considerando os seguintes percentuais:

  • Menor que 1% = engajamento baixo
  • Entre 1% e 3.5% = engajamento médio
  • Entre 3.5% e 6% =  engajamento alto
  • Mais que 6% = engajamento excelente

Os números representam médias, podendo variar de acordo com o seu nicho. A dica é olhar para seu conteúdo de maior engajamento e procurar sempre alcançar um número de interações que se aproxime das realizadas nele.

Conclusão

O Instagram possibilita que os pequenos negócios se conectem com o seu público, gerando cada vez mais engajamento com os seguidores. Além das estratégias citadas, é possível investir em anúncios pagos, que podem trazer resultados incríveis.   Por isso, é importante planejar uma estratégia de marketing exclusiva para o Instagram, aplicando as dicas citadas. Fazendo isso, as chances de sucesso através da rede social são bem grandes.

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