O que a SistemasBr conferiu no RD Summit 2019

O RD Summit é considerado o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina e aconteceu em Florianópolis nos dias 06, 07 e 08 de novembro. O evento é  promovido anualmente pela Resultados Digitais, que tem em seu portfólio a plataforma RD Station, para automação de marketing digital. Neste artigo eu vou apresentar o que a SistemasBr conferiu no RD Summit 2019, pelo meu olhar e dos diretores, Fabiano Molina e Francisco Venturini.

Imagem Divulgação. Fonte: rdsummit.com.br

O evento é muito amplo e abordou os mais diversos temas, além de trazer palestrantes internacionais como:

  • Gary Vaynerchuk
  • Aaron Ross
  • Ann Handley
  • Wil Reynolds
  • Jacco Vanderkooij
  • April Dunford
  • e outros…

E claro, participaram também muitos brasileiros que estão impactando e revolucionando a forma de fazer negócios:

  • Eric Santos
  • Gustavo Caetano
  • Marcos Piangers
  • Alfredo Soares
  • Fábio Ricotta
  • Rodrigo Noll
  • Gabriel Costa
  • Sandro Magaldi
  • e muitos outros

Você pode conferir todos os palestrantes presentes no evento pelo site rdsummit.com.br

Aprendizados da SistemasBr no RD Summit 2019

A fim de transmitir a vocês todo esse conteúdo de uma forma objetiva, vou dividir em 3 tópicos mais importantes, sobre o que aprendemos no RD Summit 2019, que são: Marketing digital, Vendas e Liderança.

Marketing Digital – Volume, qualidade e conteúdo focado no cliente

Gary Vee, especialista em marketing digital, fundador da VaynerMedia, trouxe em sua abordagem a necessidade de se gerar muito conteúdo (volume). Segundo ele, as pessoas agora estão consumindo mais e mais conteúdo e as grandes empresas de mídia estão acompanhando esse movimento. Ou seja,  o consumidor está a todo tempo sendo bombardeado com informações relevantes e irrelevantes e, para conseguir ter sua atenção, é necessário oferecer um conteúdo que realmente gere valor para as pessoas que você quer atingir. Só assim será possível ter maior autoridade e relevância perante seu público.

Além disso, as empresas que estão falando com seu consumidor através das mídias sociais, precisam entender como é o conteúdo que seu público consome, qual é a linguagem usada, quais os “memes” que eles gostam, e por aí vai. É essa compreensão que irá gerar valor na comunicação entre as partes e isso irá manter a atenção do seu público ideal na sua marca.

Vale reforçar que todos nós sempre estamos querendo inovar e acompanhar todas as tendências, porém, fazer o básico bem feito, funciona. Se você está pensando em começar ou já iniciou seu marketing digital, lembre-se que seu consumidor irá buscar pela solução que vai resolver a dor dele, e não buscar pela sua empresa. Portanto oferecer conteúdo de qualidade, como um serviço, é fundamental. Pois, quando seu público te encontra, também encontra seu concorrente, preço e produto (solução). Então mantenha-se atento para criar um posicionamento que gere real valor e isso irá te diferenciar perante os competidores.

A SistemasBr tem como objetivo desenvolver conteúdo educativo para micro, pequenos e médios empreendedores do regime Simples Nacional, o qual compartilhamos em nosso Blog e pelas redes sociais. Isso porque, queremos ajudar esse universo a se desenvolver. Compartilhe sua percepção conosco!

Vendas – Criação de processos para melhorar resultados

Um ponto muito bem resolvido entre todos os palestrantes do evento, é que o principal fator para resultados em vendas é o PROCESSO.

O passo inicial é definir muito bem quem é o seu consumidor, também conhecido como \”Persona\”. Depois, desenhar o funil de vendas, tendo claro todas as etapas que serão vividas. Sendo assim, é importante compreender toda a jornada de compra do seu cliente e poder conduzi-lo da melhor forma, proporcionando experiência e confiança.

Toda essa estrutura de atração e conversão de venda, vem sendo segmentado para se obter o máximo de performance em cada etapa, por isso hoje vemos equipes comerciais formadas por:

  • Marketing;
  • LDR (Lead Development Representative);
  • SDR (Sales Development Representative);
  • Field Sales;
  • Inside Sales;
  • Customer Success (Sucesso do cliente).

Cada equipe tem seu papel muito bem definido dentro do processo de venda e atuam para obter de forma colaborativo o resultado.

\”Vender é uma Ciência\”

Além da importância de todo esse processo bem desenhado e estruturado, muito se fala que \”vender é uma ciência.\” Sendo assim, outro ponto enfatizado é a necessidade de estarmos sempre estudando e aprendendo sobre os hábitos de consumo das pessoas para compreender os gatilhos e métodos que são usados para aumentar a performance de vendas.

Uma das maiores recomendações, sem sombra de dúvidas seria o livro SPIN SELLING – Construindo relacionamentos de alto valor para seus clientes que trás um conceito de geração de valor, entendimento de dores e objeções e direcionamento da negociação de forma clara e objetiva, a fim de, conduzir o cliente para uma compra saudável e que irá gerar um relacionamento de longo prazo.

A SistemasBr possui como produto o Sigecom, Sistema de Gestão Comercial, ideal para micro, pequenas e médias empresas do varejo. Tendo como foco otimizar a gestão comercial dessas empresas com a ajuda de uma ferramenta eficaz. Conheça o Sigecom.

Liderança – Importância de cuidar bem da equipe e a mudança no futuro das relações de trabalho

Um tema bastante abordado durante todo o RD Summit 2019 e nas mais variadas trilhas de conteúdo foi: liderança e humanização.

Especialistas dizem que estamos vivendo o melhor momento da história do homem, para se evoluir e comunicar. Com o avanço exponencial da tecnologia, atualmente grande parte da população tem acesso a um smartphone com internet, e conclusivamente, acesso a conteúdo, e isso é incrível. Mas em um mundo que a cada dia usa-se mais robótica e inteligência artificial para acelerar processos de produção, em indústrias e até mesmo rotinas mais simples do dia a dia e nos meios de comunicação, o grande diferencial dos profissionais, será justamente SER HUMANO.

Ser humano, no sentido de verdadeiramente se importar com as pessoas e o ambiente de trabalho. No aspecto de empresas e colaboradores, devemos considerar desde já, alguns pontos se quisermos construir uma equipe engajada e motivada com seu trabalho. Segundo Jacco Vanderkooij, empreendedor holandês, fundador da Winning By Design, estas 5 experiências irão diferenciar as empresas que vão mais reter talentos:

  • Impacto – no que sou bom, o que sou pago pra fazer e o que o mundo precisa;
  • Empoderamento – as ideias boas podem vir de baixo ou de cima, mas as de baixo só terão futuro se as pessoas tiverem poder para decidir;
  • Flexibilidade – tempo e lugar. As pessoas querem trabalhar de onde elas estão (ou podem, no caso de acessibilidade ou doenças);
  • Crescimento – as pessoas tem um tempo para conquistar o conhecimento necessário e devemos investir em aprendizado para ajudá-las a desenvolverem suas habilidades durante esse período, para acelerar o processo de evolução;
  • Comunidade – ajudar as pessoas a serem bem sucedidas.

A minha conclusão dessa experiência toda, é que devemos sempre nos manter focados em evoluir 1% todos os dias.

Como a SistemasBr atua no HUMANO

A SistemasBr proporciona um ambiente de trabalho humanizado, com pessoas apaixonadas pelo que fazem e que buscam criar soluções e atender seus clientes de forma a criar conexões de longo prazo. Usamos a tecnologia como meio para atingir nossos objetivos, porém temos obsessão no cliente e sempre o colocamos no centro da equação.

Nosso código de cultura surgiu de forma natural e foi criado e é atualizado por todas as pessoas que estão aqui conosco, portanto temos valores e princípios enraizados que nos move em um mesmo sentido, de forma clara e intensa.

Por ter nosso cliente sempre em foco, continuaremos a buscar mais inovações e gerar soluções para sua gestão comercial, que ajudem a alavancar seus negócios.

Vem muita novidade por aí, recomendo que se cadastre em nossa Newsletter e fique bem atento, porque vamos revolucionar a maneira que as micro e pequenas empresas constroem seus negócios.

Siga-nos em nossas redes sociais!

Posts recentes

Ultimas do blog