SistemasBr assina convênio junto ao Centro Paulo Souza para participar do programa P-TECH

Através da parceria com o Centro Paula Souza, o P-TECH está agora disponível no Brasil, e através desse convênio, nós da SistemasBr em parceria com a Etec de Jales e a Fatec de Jales, iremos participar e contribuir na formação profissional desses jovens alunos.

O P-TECH é um programa que combina ensino em sala de aula, mentoria do setor privado e experiências no local de trabalho, proporcionando um caminho para que os alunos obtenham diplomas de ensino médio, técnico e superior de forma articulada em carreiras focadas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Lançado pela IBM em 2011 em parceria com educadores da cidade de Nova York, o P-TECH é uma resposta direta ao desafio da escassez de habilidades técnicas necessárias para a revolução digital que vivemos. A IBM vem liderando o modelo, em parceria com governos, instituições educacionais e empresas de todo o mundo, preparando jovens para atender às novas necessidades do mercado.

O curso de Articulação dos Ensinos Médio-Técnico e Superior (AMS) será totalmente gratuito. O aluno pagará somente a taxa de inscrição (que será feita totalmente online) através do site: www.vestibulinhoetec.com.br e depois ele irá participar do processo seletivo que não será presencial esse ano (2020 e 2021 devido a pandêmia), será realizado através da conferência do histórico escolar de cada aluno.

O principal diferencial do curso é a utilização de toda a infraestrutura da FATEC (centrais de aula, centrais de laboratórios, todo o conteúdo multimídia, etc) além das parcerias com as empresas regionais, como a SistemasBr, que irão auxiliar na formação profissional do aluno através das mentorias, que é um processo de aceleração de carreira, através do acompanhamento de profissionais mais experientes na área de atuação desejada.

O que é o P-TECH?

O P-TECH (do inglês, Pathways in Technology Early College High School) é um modelo de educação global que oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver aptidões e competências acadêmicas, técnicas e profissionais que se traduzirão diretamente em carreiras competitivas.

O Modelo: Um programa perfeito para estudantes

Em uma escola do Programa P-TECH os estudantes são certificados com o diploma de ensino médio, um diploma de associado reconhecido pela indústria e experiência de trabalho relevante em um campo de rápido crescimento. As escolas criam um programa para que os estudantes adquiram as habilidades acadêmicas, técnicas e de local de trabalho que os empregadores precisam.

Os seis princípios fundamentais do modelo P-TECH

Parceria Público-Privada

Uma escola P-TECH conta com o desenvolvimento e a sustentação de parcerias saudáveis com o distrito escolar, a escola e um ou mais grandes empregadores

Programa Integrado de Seis Anos

As escolas P-TECH oferecem um escopo integrado e sequencial de cursos de ensino médio e universitário, mapeados para as habilidades necessárias para o setor, e levando o pós-secundário para todos os alunos.

Inscrição gratuita

As escolas P-TECH não têm requisitos de notas ou testes para admissão.

Aprendizado no local de trabalho

Os Estudantes adquirem e refinam as habilidades no local de trabalho, tanto em salas de aula, como durante as experiências práticas, como mentoria, visitas aos locais de trabalho, palestrantes, dias de projeto e estágios remunerados.

Sem custos

Como um incentivo adicional aos estudantes -e para apoiar a sua realização- a P-TECH, e em particular o diploma associado, é fornecida sem custos para os estudantes e suas famílias.

Primeiro da fila para empregos

As indústrias parceiras de P-TECH se comprometem a fazer, dos graduandos, os primeiros na fila por trabalhos. Embora não seja uma garantia de emprego, esta promessa sinaliza aos alunos que, se eles se forem bem na escola, receberão uma oportunidade de entrevista para funções disponíveis, a nível de entrada.

Como o P-TECH funciona?

O P-TECH representa o melhor de como podem ser as parcerias público-privadas, com os alunos participando de cursos do ensino médio e da faculdade simultaneamente e se engajando no desenvolvimento da força de trabalho guiada pelo setor.

O curso prevê uma formação em 5 anos, onde o aluno irá concluir o ensino médio, ensino técnico e o ensino superior, sendo 3 anos do ensino médio e técnico integrados além de mais 2 anos do ensino superior.

Por que a SistemasBr também aposta no P-TECH?

Acreditamos no modelo de aprendizagem deliberada e confiamos que se pudermos atuar junto às instituições de ensino, fazendo nosso papel na formação do futuro profissional, antecipando sua jornada de vivência no local de trabalho, podemos proporcionar conhecimentos extras de muito valor, tais como:

  • Design Thinking
  • Habilidades profissionais
  • Rotina de um desenvolvedor de software
  • Compliance
  • CxO
  • Padrões de código
  • Banco de dados
  • Git
  • Respeito em foco
  • Computação quântica
  • Currículo
  • Inteligência Emocional

It\’s all about people.

Nós colocamos nosso time sempre em primeiro lugar. Acreditamos que para construir um grande negócio, antes, precisamos de pessoas que buscam sempre aprender de forma contínua.

É com esse pensamento alinhado, que ficamos entusiasmados com esse projeto programa do P-TECH, pois vem de encontro com nossos valores e ações diárias.

Esperamos poder contribuir ainda mais com os futuros profissionais que serão inseridos no mercado de trabalho, principalmente na área de tecnologia.

E lembramos que, se quiser fazer parte da nossa equipe, você pode se candidatar através da nossa página de carreiras no site da SistemasBr. Esperamos ter você aqui conosco!

Siga-nos em nossas redes sociais!

Posts recentes

Ultimas do blog