A competitividade no mercado brasileiro está ainda mais acirrada. De acordo com o indicador Serasa Experian de nascimento de empresas, o país atingiu um novo Record com mais de 2,5 milhões de novos negócios abertos ao longo de 2018. Neste crescimento se destacam os setores de Alimentação, higiene e beleza e comércio de confecções em geral, que somados representaram mais de 22% das novas empresas abertas. Por esse motivo, se torna cada vez mais necessário investir em soluções tecnológicas — como um software de gestão comercial — para ganhar maior produtividade, eficiência e rentabilidade.
Independente do segmento de atuação, para se manter competitivo é imprescindível adotar a tecnologia como aliada do negócio. Investir em um software de gestão comercial possibilita o efetivo controle de custos e despesas. Além disso, esse tipo de tecnologia auxilia também na redução de gastos com impostos indevidos, ampliando as margens de lucro e ganhos. Elementos decisivos para a sobrevivência e crescimento do negócio a curto, médio e longo prazos.
Para inovar em um mercado cada vez mais desafiador, é preciso estar sempre atento às novidades e tendências para promover uma gestão operacional e financeira eficaz. Prova de que gestores estão cada vez mais cientes disso, é que o Brasil se mantém em 9º lugar no ranking mundial de investimentos em TI, conforme aponta o estudo “Mercado Brasileiro de Software e Serviços”, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) com IDC.
De acordo com pesquisa do Sebrae, o número de negócios que investem no uso de novas tecnologias é significativo.
- 76% dos pequenos negócios utilizam computadores na gestão de negócio;
- Dessa porcentagem, 61% utilizam software para a gestão integrada de seus negócios.
Fica evidente que o uso de tecnologia de informação é uma realidade no mercado brasileiro com o uso de software de gestão comercial se tornando cada vez mais presentes na realidade da maior parte dos empreendimentos. Confira a seguir os principais motivos para implementar um software na sua empresa:
Software de Gestão Comercial: 5 motivos para usar essa tecnologia a favor do seu negócio
1. Produtividade e organização
O uso de um software de gestão comercial garante maior produtividade e organização, pois possibilita informatizar os processos gerenciais, automatizando a gestão do negócio como um todo — desde o gerenciamento das vendas, finanças, compras até o controle de estoque.
2. Processo de decisão
Com as informações do negócio disponíveis em poucos cliques, gestores conseguem tomar suas decisões de forma rápida com auxílio de um software de gestão comercial, sabendo pontualmente quanto e quando comprar, por qual preço vender, quais custos e despesas devem ser reduzidos.
3. Gestão financeira
Adquirir um software de gestão comercial garante uma boa gestão financeira porque permite que gestores acompanhem em tempo real o fluxo de caixa do negócio, conhecendo suas disponibilidades financeiras por meio de relatórios precisos validados por consultores financeiros e tributários.
4. Controle de estoques
Promover um controle efetivo de estoques é fundamental para manter a organização do fluxo de entrada e saída de produtos ou mercadorias, evitando gastos desnecessários ou possíveis prejuízos. Com auxílio de um software de gestão comercial, é possível otimizar o controle de estoque, garantindo uma efetiva administração dos recursos financeiros e otimização do espaço de armazenamento da empresa.
5. Controle sobre a geração e recolhimento de tributos/ segurança fiscal e contábil
A complexidade dos regimes tributários no Brasil expõe os empresários a desafios diários para atender à legislação vigente. Ao adquirir um software de gestão comercial especializado, passa a ser viável gerenciar a empresa dentro das regulamentações fiscais e evitar o pagamento indevido de impostos, realidade de 76% das empresas enquadradas no Simples Nacional.