Dentre as diferentes oportunidades tributárias, a recuperação de impostos é o processo de resgate de créditos tributários referentes a impostos, contribuições ou taxas pagas indevidamente por uma empresa ao governo. Esse resgate pode acontecer por meio de dinheiro ou de créditos tributários para serem utilizados no futuro.
Nos episódios anteriores da nossa série de webinars gratuitos sobre os principais desafios da gestão comercial para micro, pequenas e médias empresas, criado pela SistemasBr, discutimos assuntos como planejamento tributário, responsabilidade tributária e eficiência tributária para e-commerce.
No episódio de hoje, Izac Mendes – CEO da IMendes e eu, Fabiano Molina — Diretor Comercial da SistemasBr, conversamos sobre recuperação de impostos e outras oportunidades tributárias que empresários optantes pelo regime Simples Nacional conseguem materializar. Confira!
Os benefícios da recuperação de impostos
A recuperação tributária e a restituição do Simples Nacional tem diversos benefícios para os negócios. Primeiro, elas contribuem para a diminuição da carga tributária, ou seja, a empresa tende a pagar menos tributos e de forma lícita. Com isso, sobrarão mais recursos que poderão ser aplicados em investimentos que favoreçam a expansão e o crescimento do negócio. Além disso, com um bom planejamento tributário, existem também outras oportunidades.
As oportunidades tributárias
Em nossa conversa, Izac cita que apesar do processo de recuperação de impostos ser um assunto bem difundido atualmente, fazendo cada vez mais parte das rotinas administrativas dos negócios, trata-se de um assunto que merece ainda mais atenção dos empresários e contadores.
No decorrer das últimas décadas, os governos incrementaram diversas novas regras de processos, tecnologias e obrigatoriedades que aumentaram ainda mais a complexidade nos negócios. De 2007 pra cá, por exemplo, podemos observar que ano após outro, surgiram inúmeras obrigações tributárias que impactaram outros setores da economia, em especial o de tecnologias voltadas à gestão dos negócios.
Izac exemplifica essa evolução dizendo que sempre trabalhou muito próximo a pessoas da área de sistemas de gestão e, muitas vezes, ao pedir um relatório para um programador, o mesmo falava que para aquele relatório “precisaria de um sistema de contabilidade e não apenas um sistema empresarial”. De acordo com Izac, “Havia certa resistência dos programadores para incluir soluções fiscais nos sistemas. Hoje, podemos perceber a diferença nessa questão olhando para um setor de desenvolvimento de uma software house, por exemplo. Atualmente, existem diversas rotinas fiscais nos sistemas que precisam ser cumpridas. Com isso, as empresas estão muito mais preparadas e têm a oportunidade de observar melhor o pagamento indevido de impostos”.
Case: as consequências do pagamento de impostos indevidos
Izac também compartilha conosco um case de um de seus clientes. Uma empresa com a qual ele trabalhou, depois de fazer uma análise tributária, identificou que pagou durante cinco anos cerca de R$ 1,8 milhões em impostos indevidos (PIS e COFINS). Após o levantamento, a empresa fez valer o seu direito de contribuinte e utilizou os créditos tributários para deixar de pagar PIS e COFINS durante aproximadamente três anos subsequentes, um valor muito significativo que pode compor o seu capital de giro e proporcionar novos investimentos como a abertura de filiais.
Exemplos como esse mostram a importância da análise da carga tributária e da forma como se apura os impostos. É preciso aproveitar todas as oportunidades para proteger o patrimônio da empresa e melhorar sua capacidade de investimento e crescimento.
As vantagens de pagar os impostos corretamente
Falando em oportunidades, segundo o IBGE, 95% das empresas brasileiras pagam impostos indevidos e 76% das empresas do Simples Nacional pagam mais impostos do que deveriam.
Com isso, percebemos que o empresário que realiza corretamente as questões tributárias pode se destacar no mercado, ser mais competitivo e ter mais estabilidade para sobreviver em momentos difíceis, já que ele representa apenas 5% das empresas que estão adequadas. Uma vez que o empresário tem a informação correta, ele pode olhar para o seu sistema de gestão e ver o que está errado e alinhar com o seu contador e até mesmo olhar para uma nota fiscal de fornecedor e analisar se tudo está de acordo ou não.
A importância de um sistema de gestão comercial com inteligência fiscal
A tecnologia pode ser também uma grande aliada contra as armadilhas de pagamentos de impostos indevidos e na construção de uma inteligência fiscal para o seu negócio. Empresas como a SistemasBr e a iMendes fornecem ferramentas como o conciliador de cartões de crédito e de verificação de impostos, conhecido como Classificador Tributário de Itens.
O Sigecom, desenvolvido pela SistemasBr, conta com um conciliador de cartões de crédito. A ferramenta funciona de modo a controlar as vendas de cartões e monitorar as tarifas que são cobradas pelas operadoras sobre o valor das vendas e sobre a antecipação do recebimento. Assim, o empresário poderá examinar as vendas em cartões e evitar, dessa maneira, as cobranças indevidas.
Já a iMendes, conta com um conciliador de impostos, utilizado para aferir as taxas, verificar se está sendo cobrado aquilo que foi acordado e tornar o processo transparente. A Classificação Tributária de Itens não só confere as alíquotas dos impostos mas também consegue intervir e alterá-las para realizar o processo com os valores corretos.
Conheça o Sigecom!
Como vimos, muitas vezes os empresários não conseguem reduzir a sua carga tributária e acabam pagando mais impostos do que deveriam. Quer saber se a sua empresa faz parte dessa estatística? Confira o nosso Infográfico de Impostos Indevidos.
Para ajudar nesse processo, o Sigecom, desenvolvido pela SistemasBr, é ideal para empresas que buscam melhorar a gestão do seu negócio. O sistema ajuda com o controle financeiro, velocidade no fechamento das vendas, redução de custos e evita multas e problemas com o fisco. Para os contadores, a digitalização dos clientes com o uso do Sigecom reduz o tempo desperdiçado com rotinas e operações.
Com o Sigecom nunca foi tão fácil emitir uma Nota Fiscal Eletrônica. Entre várias vantagens, destacamos:
- Cadastros automatizados: todos os cadastros necessários podem ser feitos no mesmo ambiente e na hora da emissão da nota;
- Parametrização fiscal: os cálculos de impostos e IBPT, somado a alimentação do código CFOP e Natureza de Operação são feitos de forma automática no momento da emissão da nota fiscal;
- Envio automático da Nota Fiscal (Danfe e XML) para o e-mail do cliente.
- Envio automático dos arquivos fiscais junto com relatórios auxiliares para contabilistas;
- Classificação fiscal dos produtos cadastrados, evitando recolhimentos indevidos de tributos (módulo contrato a parte).
Para saber mais, acesse aqui, descubra todas as suas funcionalidades e saiba como o software pode ajudar a sua empresa ou a do seu cliente!