Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o Instagram para contadores e confira dicas para utilizar a rede social a seu favor!
O Instagram já faz parte da nossa rotina e hoje, além de ser uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, é também uma importante ferramenta para empresas e profissionais divulgarem os seus produtos e serviços. A plataforma é uma das redes sociais mais populares do mundo e hoje acumula mais de 1 bilhão de usuários. Só no Brasil, são quase 100 milhões de perfis.
No ramo da contabilidade, as vantagens de utilizar o Instagram para divulgar os seus serviços são diversas. Porém, muitas vezes, por falta de conhecimento da plataforma ou do tipo de conteúdo a ser publicado, os contadores acabam não alcançando o público e resultados desejados.
Para ajudar os profissionais da área, preparamos esse texto com as principais informações do Instagram para contadores e dicas para utilizar a rede social a seu favor. Confira!
Sobre o Instagram
O Instagram foi lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Com o seu rápido crescimento, em 2012 a rede social foi comprada pelo Facebook e desde então já mudou bastante. Hoje a plataforma permite que os usuários façam publicações em diversos formatos, como fotos, vídeos, stories, reels e transmissões ao vivo.
Instagram para negócios
Conforme a rede social foi crescendo e conquistando mais público, os profissionais passaram a perceber que o Instagram seria também um ótimo meio de divulgação de seus serviços. Por isso, a plataforma criou o Instagram for Business (Instagram para negócios), uma ferramenta dedicada aos empreendedores que permite que eles tenham acesso a importantes informações, conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem os negócios.
Além de divulgar informações como telefone, endereço e descrição do seu negócio, os perfis comerciais também têm acesso a dados como impressões, alcance e engajamento das suas publicações. Esses dados mostram também o gênero, idade e localização dos seguidores, assim como o horário e dias em que mais acessam a plataforma.
Como criar um perfil comercial
Para ter acesso a todas essas funcionalidades, é preciso que você ou a sua empresa tenha um perfil comercial no Instagram, atrelado a uma página do Facebook. Para fazer isso, acesse o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil.
Uma das principais vantagens de ter uma página comercial é poder disponibilizar um botão de ação para contato. Para isso, clique no botão “Editar Perfil” e procure por “Opções de Contato”. Os botões de ação conectam o seu perfil aos serviços onlines que você ou a sua empresa já usa, permitindo a conclusão de ações diretamente pelo perfil.
Para finalizar, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em concluído.
Como o administrar o seu perfil comercial
Como citamos, ter um perfil comercial no Instagram permite o acesso a diferentes informações importantes que podem e devem ser usadas a seu favor na hora de publicar os seus conteúdos. Mas, como fazer isso? Abaixo, listamos as principais dicas de como um contador ou escritório de contabilidade pode administrar um perfil comercial!
Entenda o seu público
O primeiro passo é entender quem é o seu público alvo. Através das informações que o próprio Instagram fornece sobre o seu perfil comercial, você pode entender quem são os seus seguidores e como ajustar a sua linguagem na rede social com base na sua idade, sexo ou localização, por exemplo.
Já com as informações sobre os dias e horários que eles mais acessam o Instagram, você pode planejar a postagem dos seus conteúdos em momentos do dia que sejam mais propícios para eles verem e, com isso, aumentar o seu engajamento.
Crie a sua própria identidade
O contador tem acesso a informações e possui um conhecimento relevante que pode despertar o interesse de seus clientes e outros empreendedores que estão em busca de conteúdo confiável. Para conseguir passar essas mensagens pelo Instagram, é necessário criar uma identidade visual.
Afinal, é uma rede social com foco em imagens, ou seja, a atenção do usuário está atrelada a fotos ou vídeos que transmitem de forma rápida e eficiente a informação. Por isso, o Instagram para contadores deve conter publicações com imagens e cores que chamem atenção e remetem a sua marca ou do seu escritório.
Utilize ferramentas para facilitar o trabalho
Existem ferramentas práticas e gratuitas que podem ajudar na criação da sua identidade visual e das suas publicações. O Canva, por exemplo, é uma ferramenta online, onde o contador pode criar de forma simples e rápida um modelo para as suas postagens, incluir imagens, textos e muito mais!
Invista em conteúdo acessível
A contabilidade é uma área de informações complexas e, por isso, é importante que as suas redes sociais passem essas informações de forma clara e objetiva. Por isso, procure ser o mais direto possível e lembre-se que uma quantidade muito grande de texto costuma ser ignorada pelos usuários. Então, invista em poucas palavras nas imagens e, se precisar, complemente o conteúdo na legenda da publicação.
Outra dica de conteúdo é compartilhar os diferenciais do seu escritório. Além dos conteúdos informativos, promova a sua marca mostrando você ou a sua equipe em ação, fotos de visitas de clientes, eventos, treinamentos, cursos, entre outros.
Crie um calendário de conteúdo
Com as informações do seu público e ideias de publicações em mãos, é hora de criar um calendário de conteúdo para o seu perfil. Ele é extremamente importante para manter o seu Instagram atualizado e permite que você elabore estratégias com antecedência.
Interaja com o público
Um dos pilares do Instagram é a interação entre os usuários. Criar um relacionamento com o público é essencial para humanizar e aproximar a empresa dos seus clientes. Por isso, curta fotos que mencionem sua marca, compartilhe nos stories, comente em posts de seus clientes e use hashtags relevantes e populares.
Utilize as #hashtags
As hashtags separam por categorias os conteúdos criados no Instagram. Ela vem sempre acompanhada de um termo, que vira um hyperlink e cria uma grande categoria. Ou seja, sempre que você clicar em uma hashtag, terá acesso a outros conteúdos com a mesma etiqueta.
Elas são importantes porque aumentam as visualizações da sua foto ou vídeo em até 12,6%. Por isso, utilize hashtags relacionadas ao seu negócio e a termos que os clientes buscam nas legendas dos seus posts ou nos comentários. O recomendado é utilizar no máximo 10 hashtags por postagem.
O Código de Ética dos Contadores no Instagram
Uma dúvida comum entre os contadores é o que pode e o que não pode ser compartilhado no Instagram, seguindo o Código de Ética Profissional do Contabilista.
O código estabelece apenas que não é permitido anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
Sendo assim, evite publicar no Instagram:
- Comparações com outros serviços, escritórios e profissionais;
- Promoções, descontos ou algum outro tipo de oferta;
- Anúncios enganosos ou que podem gerar múltiplas interpretações;
- Críticas de trabalhos de colegas, da Organização Contábil ou da classe.
Além dessas dicas, lembre-se que o mais importante na estratégia do Instagram para contadores é transparecer reputação e confiabilidade para o público no universo digital.
Planilha de gestão de redes sociais para contadores!
Gostou das dicas? Não esqueça de baixar a nossa planilha de gestão de redes sociais para contadores. Totalmente gratuita, com ela você tem acesso a diversas ferramentas como:
- Jornada do consumidor: uma aba para entender a jornada do consumidor e poder desenhar estratégias para seu público-alvo;
- Datas Sazonais: datas que são importantes para os contadores, complemente personalizando com as suas necessidades;
- Cronograma Geral: uma aba para que você possa ter uma visão macro do seu planejamento de postagens.
- Calendário Estratégico Mensal: acompanhe a estratégia e as etapas de execução de cada postagem com mais detalhes.
E ainda tem acesso a dicas de publicações e também de frequência de postagens.