Este artigo tem como objetivo informar aos usuários qual a indicação que cada luz acesa no equipamento SAT RB-1000 FI da Bematech. Estas informações foram retiradas do Manual do Usuário.
Para uso do equipamento no aplicativo comercial, é necessário que as luzes PAR, OP/AC, LAN E LIG estejam acesas. Se alguma delas estiver apagada, é necessário verificar as conexões do equipamento com a internet e com o computador. A luz CFE pode ocasionalmente estar acesa. Se as luz BLO estiver piscando, verifique a conexão com a internet (geralmente o bloqueio autônomo ocorre devido a isto). A luz SUP acesa indica que o equipamento precisa de suporte.
Segue o informativo:
PAR: Parametrização instalada: indicativo de que o arquivo de parametrização de uso foi carregado com sucesso pelo S@T. Em outras palavras, o equipamento SAT está ativado.
OP/AC: P Equipamento operante e/ou se comunicando com Aplicativo Comercial. LED aceso indica pronto para se comunicar com o Aplicativo Comercial (AC). LED piscando indica que está se comunicando com o AC. É normal, portanto, que esta luz pisque no momento da emissão do cupom.
LAN: Equipamento Comunicando com a Rede Local do estabelecimento comercial: equipamento consegue se comunicar com o gateway da rede IP local do estabelecimento comercial.
ATENÇÃO! A luz LAN acesa significa que o equipamento está conectado com sucesso na rede local, não necessariamente havendo conexão com a internet. Para verificar se há conexão, deve ser feito o teste através do ActivationSoftware.
CFE: Esta luz indica que há cupom armazenado na memória do equipamento, ou seja, está pendente a transmissão de um ou mais cupons. Quando a luz está piscando, indica que está havendo a comunicação com o fisco para o envio dos cupons pendentes.
ATENÇÃO! Se a luz CFE ficar acesa por mais de um dia recomendamos que seja verificada a conexão de internet, pois se houver pendência de envio de cupons por mais de 10 dias, o equipamento SAT será bloqueado.
BLO: Equipamento está bloqueado pelo Contribuinte, pela SEFAZ ou por auto-bloqueio. Se o LED estiver piscando, significa que houve um autobloqueio (provavelmente por falta de conexão com internet por mais de 10 dias com pendências de envio ao fisco). Para resolver, basta verificar a conexão com a internet pelo equipamento e aguardar o desbloqueio. Quando a luz estiver acesa direto, significa que é necessário o desbloqueio pelo ActivationSoftware.
SUP: Se aceso, indica que o produto necessita de suporte. Geralmente é realizada a troca do equipamento.
LIG: Informa o estado do produto (Ligado/Desligado).
R (RESET): Quando pressionado por 10 segundos com algum objeto pequeno pelo furo, restaura o equipamento para o padrão de fábrica. Esta opção funciona apenas no processo de desativação do SAT
ETHERNET: Conector para rede Ethernet. Se acesa quando o cabo ligado, significar que o cabo também está ligado ao roteador, mas não necessariamente com conexão com a internet.
USB: Conexão USB com o computador.
Os LEDS possuem 7 estados diferentes. Para uma consulta completa sobre o equipamento SAT RB-1000, acesse o manual da fabricante direto do site.